Por que o SciFilo?

O Brasil nunca foi considerado como um grande produtor de Filosofia, como também nunca foi um grande consumidor. Sempre houve uma escassez de bons materiais de Filosofia em língua portuguesa - seja produzido aqui no Brasil ou mesmo traduzido. Em outros países lusófonos, como Portugal, há mais material. No entanto, a dificuldade na importação sempre tornou tais materiais caros aos nossos bolsos. O que mais se encontra nas livrarias, portanto, são clássicos da literatura mundial (que, por coincidência, alguns também são de Filosofia) e alguns materiais introdutórios - muitas vezes de péssima qualidade.

Deste modo, a escassez de material que unisse profundidade, clareza, objetividade e qualidade no mercado editorial sempre foram quesitos que me incomodaram. Poucos eram os livros produzidos ou traduzidos em português que valessem a pena indicar ou mesmo ler. E se isso ocorria no mercado editorial, como estava os meios digitais, como os vídeos do YouTube? Se não igual, pior! Pouquíssimo material de qualidade sobre Filosofia eram disponibilizados em português. Sendo o YouTube uma ferramenta fantástica para divulgação acadêmica - como prova os diversos canais de divulgação científica que temos hoje -, não fazia sentido para mim não haver mais canais de Filosofia em português.



O que é o SciFilo?

Em Janeiro de 2015 comecei o Canal SciFilo. Com o intuito de ser um canal de divulgação, tento adotar uma linguagem mais direta com o público interessado. Querendo ou não, se a pessoa disponibilizou tempo para me assistir, não vou ser um babaca que tornará essa experiência desagradável. Tento apresentar, de modo introdutório, toda beleza que essa área pode oferecer. Mostrar que, diferente do que (pseudo-)intelectuais parecem acreditar, do que os arrogantes fazem parecer, a Filosofia não precisa ser "impenetrável a olhos não acostumados". Como se a Filosofia fosse um grande livro, pesado, na parte mais alta da estante, cheio de poeira, que só os "altíssimos" e "dedicados" podem alcançar, enquanto que todos os outros (como nós) são crianças olhando debaixo. Não! Filosofia não é assim e não deveria ser tratada deste modo. E eu tento mostrar isso.



O que você encontrará aqui?

Ok. Mas e aí, Kherian? Você já tem o YouTube. Por que criar essa parte aqui? Bom... Algumas pessoas já me pediram para disponibilizar os roteiros do vídeos. Por que não? Então aqui você encontrará, linkado com os vídeos, os seus respectivos roteiros. Espero que gostem e, se ficarem interessados, deem uma conferida no resto do site.

Vídeos, Roteiros e mais sobre o SciFilo